UOL - LOMADEE

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O desafio de equilibrar a comunicação virtual e real

Mais do que uma mania, a comunicação via Facebook, wikis, Twitter e outros já é uma rotina nas empresas. Entretanto, os CIOs precisam gerenciar melhora essas novas formas de comunicação.

Interagir por meio de redes sociais é a última “febre” no mundo corporativo. Sem mencionar e-mail e instant messengers, aplicações como Facebook, wikis, Twitter, e softwares de colaboração como o SharePoint são vistos pela comunidade empresarial como instrumentos para aumentar a produtividade. O problema, no entanto, é que tais formas de interação estão criando certa aversão à interação olho no olho entre as pessoas.
Já não é raro o caso de profissionais que sentam a alguns passos de distância trocarem e-mails. Na mesma linha, muitos executivos evitam atender ligações telefônicas e comparecer a reuniões. Contudo, o que parece uma maneira de economizar tempo, desponta na realidade como uma tendência dos profissionais evitarem um contato mais direto.
Não se pode, contudo, negar a importância de juntar pessoas fisicamente para discutir estratégias, realizar brainstorms e construir relacionamentos. E os CIOs têm o desafio de mensurar os benefícios da comunicação digital, mas equilibrá-la ao contato físico entre as equipes e os executivos.

Diferentes meios de socialização

Quando olhamos as gerações passadas conseguimos perceber claramente as mudanças na forma de socialização. Na época dos nossos pais, por exemplo, os contatos eram feitos única e exclusivamente de maneira pessoal, por meio de encontros. Hoje em dia, no entanto, qualquer pessoa já se contenta em agendar encontros por e-mail, LinkedIn ou por mensagens de texto no celular. Com isso, o contato real serve para, simplesmente, complementar esse relacionamento virtual.
Quando se trata da Geração Y, a mudança é ainda mais drástica. Jovens introvertidos fazem uso da rede mundial de computadores para manter contato com outros adolescentes e essa passa a ser sua forma majoritária de comunicação.

O papel do CIO

Dado o cenário exposto, não é grande a descoberta de que os CIOs têm um grande desafio em pauta, no sentido de encontrar o equilíbrio entre as formas de comunicação e passar tais orientações a suas equipes, parceiros e colegas de trabalho.
Assim, a grande questão é: como gerenciar o uso da tecnologia para interação pessoal? É fato que as mídias digitais e as redes sociais são responsáveis por novas possibilidades na troca de informações; e não há como negar que são ótimas no sentido de aproximar pessoas, geograficamente distantes, de maneira rápida.
Ao mesmo tempo, a evolução de tais ferramentas nos alerta para a necessidade de estimularmos o contato físico e a troca de experiências na ‘vida real’. Sendo assim, a chave para os executivos de TI é usar as aplicações colaborativas de web 2.0 de forma estratégica, como oportunidades, por exemplo, em vídeo-conferências com profissionais de diversos cantos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário