UOL - LOMADEE

sábado, 13 de agosto de 2011

O novo sistema operacional da Apple, MAC OS LION

Versão 10.7 do sistema operacional traz mais de 250 novos recursos e só pode ser adquirida via download. Dicas explicam como baixar e usar o sucessor do Snow Leopard

A Apple acaba de lançar a versão 10.7 do Mac OS X, também conhecido pelo codinome Lion. Conforme noticiamos ontem, 19/7, o lançamento do software já era esperado para hoje, uma vez que alguns sites noticiaram que as Apple Stores no exterior já haviam recebido material promocional do Lion. A companhia acabou confirmando a informação ontem mesmo durante a divulgação de seu resultado financeiro no último trimestre.

O novo sistema custa 30 dólares, tem cerca de 3.5GB e traz nada menos que 250 novos recursos, como as ferramentas de interface Mission Control e Launchpad, além do Resume, do Air Drop e da opção de rodar aplicativos em tela cheia, entre outros.

Como baixar

A companhia havia divulgado anteriormente que o sistema só pode ser adquirido pela Internet, na loja Mac App Store, mas acabou voltando atrás e lançou uma versão física (pen-drive), que custa 69 dólares nos EUA. Questionada sobre o assunto, a Apple disse ainda não saber se essa versão do sistema também será comercializada no Brasil.

Vale lembrar que para instalar o Mac OS X Lion é preciso possuir a versão mais recente do Snow Leopard, o Mac OS X 10.6.8.

5 recursos do Lion que vão turbinar sua produtividade

Mission Control
No Mac OS atual (e em suas últimas versões), o Dashboard é um recurso um tanto quanto esquecido, que preenche a tela com diversos widgets – e que, raramente, era usado. Olhar o termômetro ou o calendário, por exemplo, não é uma ação muito comum. No Lion, a tela do Dashboard foi integrada com o Exposé e com o Spaces, tornando-se uma única interface, batizada de Mission Control.

Ele mostra todos os apps que estão sendo executados juntos em uma única tela, para que o usuário veja tudo que está acontecendo no Mac de uma vez só. Para acessá-lo, basta deslizar os três dedos para cima no trackpad – acredita-se que, no teclado, o botão do Exposé também terá essa funcionalidade, já que os ícones são os mesmos. Deslizar uma vez mostra tudo o que acontece, e um toque leva o usuário ao programa desejado – nada mal no quesito de economia de tempo.

Versions & Auto Save
Aplicativos que salvam automaticamente as modificações de um arquivo são uma mão na roda. Como baterias acabam e programas travam frequentemente, essa é a diferença entre perder algumas linhas ou horas de trabalho desperdiçado – e que terão de ser repostas. E enquanto alguns usuários são negligentes em salvar seu trabalho periodicamente, e outros acabam  esquecendo, logo o Auto Save, que irá gravar periodicamente e automaticamente as alterações dos arquivos, é uma ferramenta poderosa do sistema operacional.
O Versions também é algo que provoca uma curiosa espera. Oferecer versões diferentes dos arquivos é ótimo quando você quer recuperar dados que foram perdidos, apesar da sensação de que ele vai acabar com o espaço em disco tão rapidamente como nunca antes visto.

lionmissioncontrol.jpg
Mission Control: saiba tudo o que está acontecendo no seu Mac

Resume

No Lion, todos os apps do usuário serão reabertos no mesmo documento ou página que exibiam quando foram fechados, mesmo que o Mac tenha sido reiniciado – muito bom.

Aplicativos em tela cheia
Grande parte dos usuários irá adorar esse recurso, já que terão menos motivos para se distrair. Os apps em tela cheia do Lion cumprem essa missão, e dão muito mais espaço para os usuários trabalharem.

Air Drop
Para compartilhar arquivos entre usuários do Lion através da rede Wi-Fi, basta encontrá-los na rede através do AirDrop e arrastar e soltar arquivos no ícone da pessoa para a qual será enviado o arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário