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quinta-feira, 2 de junho de 2011

Queridos amigos e alunos, aqui estão 6 dicas para o (Writer) ou seja o (Word) do BrOffice.

Como prometido mais dicas para vocês,

Meus queridos amigos e alunos, vou dar aqui seis dicas básicas para o processador de texto mais usado no ambiente ( código aberto ), o Writer do BrOffice. ( O word grátis ) 

Elas são direcionadas para quem está começando a usar agora o programa e ainda não se familiarizou com ele.

A primeira dica se refere a opções de salvamento dos arquivos (a partir do botão do disquete na barra superior). Como o programa tem versões para Windows e Linux, é natural que ele salve para o primeiro sistema também. A opção default de salvamento é para o formato ODF (Open Document Format), mas se o usuário precisar, basta dar um scroll e achar as opções de formatos MS Word (6.0, 95 e de 97 até o XP, passando pelo Windows 2000). O programa dá um aviso no caso da escolha desses últimos formatos, mas basta confirmar que deseja o formato MS e seguir em frente.


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A segunda dica é a criação rápida de um arquivo PDF a partir de um documento que se está digitando. Perto da entrada Inserir, há um botão PDF na barra de ferramentas, ao lado do ícone da impressora. Clique nele e logo se abre uma opção de salvamento em formato PDF. Pronto, agora é só gravar o arquivo, e ele estará pronto para ser aberto num Adobe Reader.


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A terceira dica é como adicionar um link de internet a um texto digitado. Para isso, basta selecionar o texto desejado e apertar o botão Hyperlink (uma Terra com elos de corrente ao lado do ícone de tabela). Logo se abre uma janela com o texto selecionado já inserido num campo e uma lacuna para preenchimento do link que será associado a ele. Normalmente, um link para a web, mas também há outras opções, como links para FTPs, por exemplo.


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A quarta dica é a inserção de uma tabela. Ao lado do botão Hyperlink, está, como já vimos, o botão de tabela. Clicando na seta ao lado desse botão, você tem acesso a uma grade com um número de colunas e linhas. Passando o mouse sobre elas, é possível selecionar quantas colunas x linhas terá a tabela (3 x 4, 10 x 15 etc). Selecionou? Clique para terminar e a tabela aparecerá no documento, junto com sua própria barra de edição (flutuante).


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A quinta dica é saber quantas palavras e caracteres tem o texto digitado. Nesse caso, basta ir, na barra de menus, ao item Ferramentas e, nele, descer até Contagem de Palavras. Se você não tiver selecionado nada no texto, aparecerão apenas os totais de palavras e de caracteres (com espaços). Se tiver selecionado um trecho, também aparecerão quantas palavras e caracteres há nele.


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A sexta dica permite copiar a formatação de um texto e inseri-la rapidamente em outro. Por exemplo, se você põe negrito e grifo numa palavra, é possível copiar essa formatação para outra mais adiante. Basta ir ao ícone do pincelzinho (ao lado das setas de desfazer e refazer) na barra de ferramentas, após selecionar a palavra cuja formatação se deseja copiar. Pronto, agora aparece um baldinho, que passa a formatação para a outra palavra com um simples clique sobre ela.

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Vou falar um pouco sobre o FIREFOX na minha proxima postagem e tambem entrar no mundo do Photoshop, já que recebo tambem muitos pedidos sobre esse programa.

Marcio Fernandes. 

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