UOL - LOMADEE

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um pequeno comparativo de navegadores web.

Ola, meus amigos do blog.

Dado alguns assuntos que surgem de tempos em tempos, resolvi fazer um comparativo entre os 5 navegadores de internet principal (IE, Chrome, Firefox, Safari e Opera).

Abaixo as versões testadas.


*Internet Explorer 8 - aquele que sofre mais preconceito: o navegador mais famoso de todos, e também o mais compatível com a formatação dos sites da internet (tem um webdesigners de araque que fazem sites compatíveis somente com o IE, isso dá raiva). Ao contrário do que muitos pensam o IE não é tão pesado assim, ele é até bem leve. A versão 8 deixa um pouco a desejar, a 7 era melhor e dava menos erros para abrir os sites. O IE8 simplesmente não identifica se vc não conseguiu abrir um site por causa do erro 404, 405, 406, etc. Ao abrir múltiplas abas, o IE organiza as abas com a mesma relevância separadas por cor.


*Google Chrome - o bonito, funcional, mas com sérios problemas: O mais leve de todos, possui algumas incompatibilidades com sites, mas nada muito grave. Possui um excelente recurso, que armazena na sua página inicial um thumbnail com os 9 sites mais visitados por você. Possui uma falha de segurança gritante, pois ao salvar senhas, é possível ver todas as senhas salvas olhando nas opções. Possui uma incompatibilidade com o GMail (parece até produto Microsoft, tem incompatibilidade com um produto da mesma empresa) em que, se vc abre o GMail em uma aba que não seja a aba ativa, o plugin do Shockwave Flash trava. É bem compatível com os sites da internet, exceto alguns sites de banco.


*Firefox - Amado e odiado: O Firefox sofre desses 2 maus, é incompatível com boa parte dos sites da internet (apesar de ser o segundo navegador mais usado), desde a versão 3.0 o navegador ficou muito pesado. Tem o visual mais feio de todos (desculpa amantes do Firefox, mas é verdade, a própria Mozilla já assumiu isso), mas em contrapartida, é o navegador mais seguro de todos. Alguns sites de banco também são incompatíveis com o Firefox.


*Safari - aquele com crise de identidade, pq quer parecer seus concorrentes: O Safari ele tem um visual clean (to falando da versão 4.0.3), bem parecido com o Internet Explorer, possui o sistema de abas parecido com o Firefox e, nessa última versão, é possível colocar em sua página inicial os 12 sites mais visitados. Por usar os protocolos do IE, acaba sendo bem compatível com os sites por aí.


*Opera - o Primo pobre: 2% da população mundial usam Ópera, e seus usuários conseguem ser mais istas que até mesmo os Sonystas. O Ópera não é nem leve, nem pesado, ta no meio. Ele é feio, é compatível com sites que o Firefox não é, e ao mesmo tempo não é compatível com sites que o Firefox é. Ele não é tão bonito quanto um IE, ou um Google Chrome, mas parece que nem tenta ser. A cereja do bolo é a função de Webserver. É um serviço que parece beta, mas que futuramente pode ser uma coisa muito legal. O que um Webserver faz? Ele te dá a capacidade de hospedar um site. Só que, vc está hospedando esse site no seu próprio computador. O serviço é bem simples de ser usado e qualquer criança pode usar. O único problema se dá por velocidade. Não sei se a culpa é do Ópera, ou das conexões do Brasil, mas eu hospedei um pequeno site em um dos meus computadores para teste e tentei acessar de outro computador (ambos na mesma residência). Nossa, deve ter levado quase 1 minuto pra abrir o site. Nos dias de hoje, isso é muita coisa.



Bom, espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário